quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

AS JANEIRAS

AS JANEIRAS é uma tradição bem portuguesa e muito antiga, pois remonta ao tempo dos romanos.
Grupos de rapazes e raparigas costumam juntar-se, durante o mês de Janeiro, para andarem de porta em porta entoando canções na esperança de receberem dinheiro ou comida para no fim do mês se juntarem de novo e fazerem um banquete. Vou publicar algumas da quadras que se costumam cantar.


Inda agora aqui cheguei
Já pus meu pé na escada
Logo o meu coração disse:
-Aqui mora gente honrada!

Levante-se lá, senhora
Desse banquinho de prata
Venha-nos dar a janeira
Que está um frio  que mata.

A silva que nasce em casa
Vai beber à cantareira
Levante- se lá, senhora
Venha- nos dar a janeira

Estas casas são mui altas
Forradinhas de papel
Viva quem nelas habita
Que é o senhor Manuel!

Viva lá, senhora Maria,
Raminho de salsa crua
Debaixo da sua cama
Nasce o sol e põe-se a lua.

Ou o presunto é grosso
E a faca não quer cortar
Ou a dona desta casa
Não tem nada que nos dar.


Imagem tirada da net -  em criança cantei muitas vezes as Janeiras... Quadras triradas de um livro muito antigo  "MEMÓRIAS DO SABUGAL"

3 comentários:

  1. Obrigada Maria da Cruz ;)

    Aqui para os nossos lados não costumo ver esta tradição, mas é engraçada e já muito antiga.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá:Não tenho tido tempo de ler o nosso Blog.Hoje vim e surpreendi-me com as Janeiras.Eu não conhecia o ritual de cantar as Janeiras. O meu Coral foi cantá-las à CGD e à Câmara e foi giro.Bom ano.Elisa

    ResponderEliminar
  3. Sim, Carina e Elisa eu sei que aqui não é tradição cantar as Janeiras, mas na Beira sempre foi tradição e eu adorava andar de porta em porta,com as amigas cantar estas quadras que eu tenho num Livro de Memórias do Sabugal, terra natal de meu pai...

    ResponderEliminar