quinta-feira, 16 de junho de 2011

o que é o facebook

PARA QUE SERVE O FACEBOOK?
3/jan/2011 . 10:00 | Autor: Israel Nunes
Recenetemente, entrei no facebook, a chamada “rede socal”, Está na moda. Ainda não entendi bem qual é a exata utilidade. Diz lá que podemos enconrar amigos. Procurei muitos, mas a maioria não entrou ainda no facebook e outros tantos entraram, mas tem tanta gente com nome parecido e homônimo que é imposível encontrar o correto. Portanto, aí vai uma dica: coloca uma foto no perfil para facilitar a busca.

Fora encontrar amigos, descubro que o facebook também serve como bate-papo entre aqueles que estejam online. A mesma função do MSN. Tem também uns aplicativos, mas não faço a menor idéia de como usá-los, nem para que serve.

Também serve para inserir fotos, no que é interessante, e vídeos. E para mandar mensagens curtas, coisa que o e-mail faz. Utilizo para lembrar de datas de aniversários. Mas, quando já estiver com muitos amigos adicionados, essa função será inservível, ou passarei o dia mandando felicitações. E nem poderei dizer que esqueci, pois todos sabem que o facebook envia e-mails de quem está fazendo aniversário. Vai parecer sacanagem mesmo. Posso dizer que nunca mais abri a Internet, mas, se tiver alguma postagem minha no facebook próximo da data, serei surpreendido mentindo…


E serve também para os indivíduos colocarem aspectos de sua vida pessoal, como o que estão fazendo, querendo fazer, pensando em fazer… Coloquei fotos de viagem, mas não deram muito Ibope. Você também pode dizer que curtiu algo que alguém falou sem ter curtido muito…

Tem uma propaganda chata do Luciano Huck (é assim que se escreve?) que é persistente…

O facebook também é bom em sugerir para ser seu amigo pessoas que você absolutamente não conhece, mas que “pode” conhecer porque tem dois amigos em comum (???).

Creio que exista um uso do facebook que o torne um agente de transformação social, de mobilização efetiva (e não só virtual) da comunidade em torno de interesses comuns. Ainda estou fazendo algumas experimentações e espero em breve auferir resultados efetivos.

Por enquanto, só amenidades. “Ajuntando” gente, como se diz. Muitos dos amigos que não via há muito tempo, familiares distantes e próximos, conhecidos, ainda que de “vista”, amigos presentes, inimigos também (creio eu, embora nenhum o tenha declarado), alunos e ex-alunos, colegas de trabalho…para ver no que isso tudo vai dar no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário